A coordenação motora grossa é a ação de movimentar os membros superiores e inferiores, como pernas, braços e tronco, ou seja, está relacionada aos músculos maiores.
E, de modo simples, podemos dizer que desempenha funções que movem o corpo.
Diferente da musculação para adultos, quando o foco é fortalecê-los, para o público infantil recomenda-se o incentivo a descobrirem o que o corpo pode fazer.
Ainda bebês, eles não sabem que podem movimentar o braço para levar a mão até um objeto, por exemplo.
O aperfeiçoamento acontece ao longo do tempo.
E, por isso, os estímulos são tão fundamentais para que as ações aconteçam com precisão e voluntariamente.
Neste texto, saiba o que é a coordenação motora grossa e as melhores atividades para incentivá-la.
O que é coordenação motora grossa
Ela acontece quando os músculos maiores do corpo desempenham seus papéis, por meio dos movimentos.
Depende da evolução e fortalecimento deles, assim como da sincronização.
Portanto, a coordenação motora grossa é necessária para:
- Equilíbrio do corpo,
- Percepções gerais e
- Tônus muscular.
A explicação é simples: a coordenação motora grossa está ligada às atividades rotineiras, como esticar os braços e andar.
O que ajuda a entender a necessidade de incentivo e estímulos aos pequenos, desde bebês.
Com o desenvolvimento saudável, aprendem ações como sustentar a cabeça.
A diferença entre coordenação motora grossa e fina
Se a coordenação grossa tem a ver com os grandes músculos, a fina é sobre movimentos dos pequenos, como mãos e olhos.
Logo, no primeiro caso temos exemplos como andar e correr. No segundo, escrever e pegar objetos.
Para ambos os tipos, considere a possibilidade de usar brinquedos no aprendizado motor.
São vários os produtos que auxiliam nessa interação e conexão de músculos com o sistema nervoso.
Por exemplo, blocos de construção, quebra-cabeças e instrumentos musicais.
Como a coordenação motora grossa se desenvolve
O desenvolvimento das habilidades motoras grossas é gradual, a partir do fortalecimento muscular e da coordenação dos músculos.
Esse entendimento é fundamental para compreender e acompanhar as fases dos bebês, como o sentar, engatinhar, andar e correr.
Por meio de atividades, profissionais da saúde e responsáveis auxiliam as crianças a desenvolverem a musculatura.
De modo que, a partir disso, elas possam se sentirem seguras e confiantes para o dia a dia.
Teoricamente, isso acontece devido a essas funções:
- Força muscular (força contra resistência),
- Resistência muscular (força repetidas vezes),
- Planejamento muscular (mover o corpo em sequência),
- Aprendizagem motora (experiência do comportamento motor),
- Controle postural (estabilizar tronco e pescoço),
- Processamento sensorial (resposta às sensações do ambiente e corpo),
- Consciência corporal (compreender espaço em relação aos membros),
- Equilíbrio (manter-se em posição),
- Coordenação (integrar vários movimentos),
- Linha média (lado esquerdo e direito),
- Propriocepção (posição do próprio corpo) e
- Tônus muscular (tensão muscular em repouso).
A prática esportiva é uma das maiores ferramentas para a evolução gradativa dessas funções.
No entanto, para bebês, a descoberta acontece naturalmente.
Em casos específicos, recomenda-se as visitas nos pediatras e com fisioterapeutas especializados.
As fases da coordenação motora grossa
Um bebê não vai levantar do berço e sair andando, justamente pelo fato de que leva tempo até que aprenda os movimentos do corpo, o que também exige força muscular.
No geral, algumas fases são mais comuns no desenvolvimento da coordenação motora grossa. Veja.
- Até 3 meses: sustentar a cabeça e rolar,
- 4 meses: sentar,
- 5/6 meses: apoiar no chão,
- 6/7 meses: levantar os braços,
- 7/8 meses: sentar sem apoio,
- 9 meses: sentar por mais tempo e
- 12 meses: andar.
Existem vários pontos importantes a serem mencionados.
Essas indicações são médias e referências, mas não implicam em verdades absolutas.
Assim sendo, de bebê para bebê, o tempo pode ser outro.
O que é importante é acompanhar de perto esse desenvolvimento.
Se você desconfia que o seu bebê possa ter o transtorno de desenvolvimento da coordenação (TDC), com dificuldades em realizar essas ações, procure um pediatra.
Sempre priorize essa orientação médica na hora de estimular e auxiliar os pequenos.
Além disso, passado os 12 meses, quase todas as atividades relacionadas a coordenação motora grossa poderão ser executadas.
Do pedalar um carrinho Policar até jogar bola e dançar.
Lembrando: é importante respeitar e observar o desenvolvimento individual.
Atividades para estimular a coordenação motora grossa
A coordenação motora está ligada às habilidades-base para outras que vão acontecer ao longo da vida.
Por isso, há uma grande importância que se desenvolvam da melhor forma desde o início.
Há atividades adequadas que cumprem essa missão.
Brinquedos para virar a cabeça e o corpo
Para os bebês fortalecerem os músculos, deixá-los de bruços por algum tempo é indicado.
Nessa situação, o incentivo com brinquedos faz muito sentido, dando início a base motora.
Mais tarde, isso também terá papel importante, quando forem engatinhar.
Dependendo da idade, usar produtos com barulho, como chocalhos, é legal.
Posicione atrás dele e o balance, de modo que emita som e eles possam procurar com os olhos, virando a cabeça e, vez ou outra, o corpo.
A ação é ótima para localização espacial e tônus muscular.
Guie com as mãos para começarem a andar
Quando começam as tentativas para andar, uma boa ideia é ficar em um ambiente plano, sem obstáculos.
Então, de frente aos bebês, segure ambas as mãos e vá caminhando, servindo como guia.
É importante que os adultos andem de costas e os pequenos de frente.
Além da questão do incentivo motor, isso também tem papel comportamental.
Afinal, dá confiança para continuarem tentando a explorar a casa.
Acompanhe durante a subida e descida de escadas
A mobilidade também faz parte da coordenação motora grossa e os movimentos de andar e subir são importantes de serem executados ainda na fase inicial da vida.
Então, uma ideia de estímulo é ensinar o jeito de fazer e acompanhar de perto, para evitar acidentes.
No começo, é provável que subam os degraus engatinhando e está tudo bem!
Aos poucos, repita a atividade, incluindo novos degraus.
Ao ver os adultos fazendo isso, é comum que eles também se interessem por subir e descer em pé e não mais de joelhos.
Use brincadeiras nas fases da coordenação motora
É importante observar que para cada nova fase da coordenação motora haverá uma brincadeira aconselhável.
Após as menções acima, saiba que brincar saltando objetos é interessante para que eles consigam pular, sendo essa uma ação que exige concentração.
Depois, corridas e danças são bem-vistas.
Inclusive, porque auxiliam no aumento da amplitude dos movimentos e, também, na melhora da postura.
Entre outras vantagens de incluir as brincadeiras: equilíbrio, flexibilidade, resistência e percepção corporal.
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